top of page
Design sem nome.png
WhatsApp Image 2020-06-29 at 21.18.16.jp

Blog

Tarifa Abusiva na sua Conta de Energia, Como Resolver?

Foto do escritor: Silvia MendesSilvia Mendes

Atualizado: 13 de mai. de 2022

Retire a cobrança indevida da sua conta de luz.

Fonte da Imagem: Freepik.com

Se você é consumidor de energia elétrica fornecida por uma empresa concessionária, você pode estar pagando tributos a mais por cobrança indevida na sua conta, essa é uma realidade que muitos vem passando por ainda não ter conhecimento do seu direito, então leia este post e verifique se você se encaixa em uma dessas situações e saiba o que fazer para não ser mais lesado e diminuir os valores cobrado na sua conta de luz.


Quem tem direito de requerer que sua conta de energia venha sem a cobrança indevida?


Qualquer pessoa física ou jurídica, que seja consumidora do fornecimento de energia elétrica de uma empresa concessionária.

Como saber se estou pagando indevidamente?


Basta verificar a composição dos tributos de sua conta de energia. A conta de energia é composta por alguns tributos, cada tributo desse terá um valor, que depois somados comporão o valor total cobrado na sua conta de energia. Bom, também é cobrado na sua conta um imposto, que é o ICMS (Imposto sobre circulação de mercadoria e serviços), e este imposto é calculado com base na soma dos demais tributos. Ocorre que, nem todos os tributos deveriam compor a base de cálculo do ICMS. Para ser mais claro, vamos a um exemplo prático.


Digamos que na sua conta de energia conste na composição da conta:

Na verdade, a cobrança do Imposto de ICMS, deveria ser calculado, retirando as duas primeiras taxas, então a base de cálculo do ICMS, deveria ser sobre o valor de R$ 300,00, veja:

Agora a conta de energia seria a soma de todos os tributos + o valor do ICMS de R$ 51,00, veja:

Embora pareça uma pequena diferença neste exemplo, os valores indevidos poderão ser maiores a depender do consumo mensal e da alíquota cobrada no estado, o fato é que o consumidor está pagando indevidamente valores à concessionária de energia, e esses valores o consumidor poderá reaver de forma corrigida.

O que fazer para interromper as cobranças indevidas?


O consumidor de energia pode solicitar diretamente na empresa fornecedora que pare com as cobranças indevidas por meio de um requerimento administrativo, mas dificilmente a nível administrativo conseguirá resolver, e ainda que resolva e retire da base de cálculo do ICMS os tributos indevidos, certamente não receberá os valores já pagos indevidamente dos últimos cinco anos. Ou poderá ingressar na via Judicial e solicitar por meio de liminar que pare imediatamente as cobranças indevidas.


Posso recuperar o que já paguei a mais?


Sim, isso é possível, mas somente dos últimos cinco anos, o que na verdade é um valor considerado, deve ser feito um cálculo com as últimas 60 contas de energia, e por meio de uma Ação Judicial pode ser recuperado os valores pagos a mais, e ainda cessar as cobranças indevidas a partir de uma liminar.


A conta de energia tem que estar no meu nome?


Depende, se você é o pagador da conta, mas a conta está no nome de outra pessoa, como seu cônjuge, então é esta pessoa que será o Autor da Ação Judicial, ou seja, quem pode entrar com a Ação Judicial é a pessoa que tem o nome na conta, com exceção dos casos de aluguéis, pois ainda que a conta esteja no nome do proprietário (locador), basta que tenha o contrato de aluguel, e desta forma, se você é um inquilino, poderá entrar com a Ação Judicial em seu nome.


Quais os documentos necessários para entrar com esta Ação?


1) Documentos pessoais de identificação (Identidade/CNH);

2) Comprovante de Residência;

3) Contas de energia elétrica dos últimos 5 anos;

4) Contrato de aluguel (se locatário); e

5) Contrato Social (Se for pessoa jurídica).


Agora que você já sabe o que precisa para interromper essa cobrança indevida e recuperar os últimos cinco anos que pagou indevidamente, não perca mais tempo, providencie seus documentos e busque seu direito.



Blog da Advogada Previdenciária e Administrativa Dra. Silvia Mendes, OAB/RR 592.

Faça sua inscrição no site e seja avisado sobre novos artigos!

687 visualizações1 comentário

Posts recentes

Ver tudo

1件のコメント


Daniele García
Daniele García
2024年11月28日

Olá minha fatura veio taxas tarifas abusivas sou baixa renda ...ia gastos de energia é justo mas as taxas não

いいね!
bottom of page